**Porque tamanho não é documento e dinheiro não traz felicidade. (Autor desconhecido, pobre e com certeza tem pinto pequeno)** MARMANJJUS O BLOG: ESPECIAL os trapalhões

08 agosto 2009

ESPECIAL os trapalhões

PREFÁCIO

Os Trapalhões foi um grupo humorístico brasileiro, composto por Dedé Santana, Zacarias, Mussum e o líder do grupo, Renato Aragão, também conhecido como "Didi Mocó". Tinham um programa de televisão homônimo, criado por Wilton Franco.

O programa entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o programa humorístico de maior duração da TV, tendo trinta anos de exibição.

OS PERSONAGENS
Renato Aragão
O líder do grupo, que porém em certas cenas era considerado pelos seus três companheiros como o membro de menor importância. Um cearense bastante esperto com um linguajar bastante cômico e que poucas vezes terminava as cenas com má sorte ou como perdedor, fossem cenas onde enfrentava inimigos ou seus próprios três companheiros.

Dedé Santana
Interpretava um papel do tipo "segundo em comando". Era o que agia com mais seriedade e como o cérebro do grupo. Sua masculinidade era sempre ironizada por Didi.

Mussum (Antônio carlos)

Um homem negro que tinha orgulho de dizer que era natural da comunidade carioca do Morro da Mangueira, também com seu linguajar bastante peculiar. Sua paixão maior era a cachaça, a qual ele chamava de "mé" (ou "mel"). Era sempre alvo de piadas e apelidos devido ao fato de ser negro, como ser chamado irônicamente de Maizena (um alimento branco) por Didi.

Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves)
Um homem baixinho com personalidade infantil e voz bastante fina, como a de uma criança. Por ser calvo, sempre usava uma peruca.


O INÍCIO

-Estreou em 1966 na TV Excelsior de São Paulo com o nome Os Adoráveis Trapalhões. Reunia na sua fórmula quatro tipos: o galã Wanderley Cardoso, o diplomata Ivon Cury, o estourado Ted Boy Marino e o palhaço Renato Aragão, o "Didi Mocó", além de Manfried Sant'anna, o "Dedé Santana". Com a saída de alguns desses integrantes, e a entrada do sambista participante de Os Originais do Samba, Antônio Carlos Bernardes Gomes, o "Mussum", e de Mauro Faccio Gonçalves, o "Zacarias", consolidou-se o grupo que iria mais tarde tornar-se um dos quadros mais famosos da TV brasileira.
-Na TV Record, o programa foi chamado "Os Insociáveis", Ao passar para a TV Tupi, Renato fez com que o nome de "Os Trapalhões", Finalmente, o programa foi para a Rede Globo em 1977, onde conseguiu um sucesso duradouro.


O AUGE

Em 1977, já na Rede Globo, tinham um programa que era apresentado aos domingos, às 19h, imediatamente antes do Fantástico, O programa também tinha outros atores fixos que não faziam parte do quarteto principal: Tião Macalé (que imortalizou o bordão "Ih! Nojento!"), Jorge Lafond (que satirizava os homossexuais), Emil Rached (o gigante atrapalhado de 2,23m), Carlos Kurt (o alemão de olhos esbugalhados e sempre mau-humorado), Felipe Levy, Roberto Guilherme (o "Sargento Pincel"),Dino Santanna (irmão de Dedé Santanna), o anão Quinzinho entre outros.


SEM ZACARIAS (1990-1993)

Em 1990, o humorístico estreou sem a presença de Zacarias, que falecera em 18 de março do mesmo ano. Renato Aragão afirmou que Zacarias não teria substituto e honrou o compromisso. Nessa nova fase a principal atração do programa foi o quadro "Trapa Hotel". No hotel cada trapalhão tinha uma função: Didi era o secretário-geral, Dedé era o secretário de esportes e lazer e Mussum era o segurança. Os outros empregados eram: Divino (Jorge Lafond), Sorriso (Tião Macalé) e o diretor Batatinha (Roberto Guilherme). A atriz mirim Duda Little tinha participação no quadro como filha adotiva e melhor amiga de Didi. No mesmo ano, fazia a sua estréia no programa o cantor Conrado, que era o galã do grupo e ficou por quatro anos e meio no programa, além da sua atual mulher, a ex-paquita Andréia Sorvetão.

O FIM DOS TRAPALHÕES (1994)

Mussum faleceu em 29 de julho de 1994 e assim o grupo foi desfeito. Durante alguns anos (entre 1994 e 2000) a Globo exibiu reprises de antigos programas. Em 1995, por um breve período de tempo, as reprises do programa foram transmitidas ao vivo nas tardes de domingo pela Rede Globo por Renato Aragão e Dedé Santana. Os dois posteriormente voltaram a atuar juntos na TV no programa A Turma do Didi.

fonte: WIKIPÉDIA


Um dos primeiros videos



Os últimos serão os últimos



O trote



Confusão na praça



Teresinha



Papai eu quero me casar



Os erros de gravação





Me siga

12 Comentários:

Vini e Carol disse...

Puts, marcaram época.
Não peguei a melhor fase deles, mas por meio de vídeos, programas, e etc, vi que foram sensacionais.

Conquistaram o público de uma tal forma, que até hoje algum em carreira solo, e em programas medíocres fazem sucesso (Didi), não é mesmo?

ENtão, sobre seu comentário, não levei a mal não, eu tbm recrimino esse tipo de ato, só não recrimino que o faz.
Mas tá de boa, você é parceiro.

Abçs.

Thayis Fajardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thayis Fajardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thayis Fajardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SERJAO_O_MARMANJJUS disse...

eu tava lendo sua postagem

Apelos e Apreços disse...

muito bom relembrar! parabéns pelo blog!

Andre disse...

hAUhaUhaUH, realmente eles fazem falta xP
O blog ta muito lgl, soh acho que ta meio confuso, vc podia melhora o layout dele =D

Abraço!!

www.aimeusako.blogspot.com

o juninho disse...

Eles marcaram mesmo. pena que eu não peguei a melhor da epoca deles...
hoje parece que o didi força um pouco para resgatar aquele humor que, na minha opinião se perdeu. A turma do didi não concegue ultrapassar a qualidade dos trapalhões.

muito bom post.

visite o meu bloguinho tbm!
tah começando agora e estou divulgando.

http://ojuninhoblog.blogspot.com/

SÃO POSTS RAPIDINHOS, ENGRAÇADOS E INTERESSANTS.
E NÃO VÁ EM UM SÓ POST... FIQUE À VONTADE PRA VISITAR E CURTIR O BLOG INTEIRO!
além de dar a sua opinião nos comentários.

abraço e parabens, vc ja deve sabr mas seu blog eh muito bom.

War Inside My Head disse...

NOSTALGIVO ESSE POST
CONFESSO TER CRESCIDO , ASSISTINDO OS TRAPALHÕES NAS TARDES DE DOMINGO!

Canto do Lufa disse...

Genial!

comentarnaodoi disse...

Hahaha... Papai eu quero me casar é o melhor. Crítica construtiva: Quando postar um texto de outro site, coloque o link e dê os devidos créditos.

diovani disse...

olha muito bom serjao essa dos trapalhoes
gostei muito de ler
abracos