**Porque tamanho não é documento e dinheiro não traz felicidade. (Autor desconhecido, pobre e com certeza tem pinto pequeno)** MARMANJJUS O BLOG: Stickers, arte ou vandalismo?

29 outubro 2009

Stickers, arte ou vandalismo?

Sticker art (vem do Inglês) é uma forma de transmitir uma mensagem, sentido, manifestação etc ou pelo simples prazer de enfeitar a rua do seu gosto ou ponto de vista (seja ela no alto de um poste, no final de uma placa ou até mesmo no pé do muro). Popularizado na década de 1990 entre grupos urbanos, da cultura alternativa. Há também os Lambe-Lambes, que não são adesivos e tem que se comprar ou preparar cola. sendo a cola caseira melhor, por ser mais difícil de ser arrancado.
Sticker art é considerada como uma subcategoria da arte pós-moderna.







Os stickers chegaram no Brasil como adesivos decorativos integrados à decoração de residências e lojas.
Os adesivos são recortados em vinil autoadesivo e protegidos por máscara transparente que o aplicador retira depois de fixado no local de destino - que deve ser um espaço liso.
Sticker é bom pra quem quer deixar sua marca e ao inves de grafitar ou pixar, que demora,
Os stickers você cola e sai correndo.

E pra você?
Sticker, arte ou vandalismo?

4 Comentários:

Itamar (japa) disse...

cada loco com sua mania, eu tinha visto nos poste e placas uns desenhos colados achava que era criança que colava, haha, agora que soube desta mania aí..haha..

Rafael Rocha disse...

Eu acho que depende. Arte é uma maneira de se expressar sem fazer vandalismo por aí. Ou seja: Sem colar em placas, e outros locais que sejam propriedade de terceiros.

De resto, cada um com seus problemas. =)

Ah, oia só. Sem querer ser chato, mas já sendo. Poderia trocar o banner do meu blog pelo novo que estou usando agora? Depois dá uma passada no meu blog e pega o código, beleza?

Felipe Marcato disse...

Eu acho q a partir do ponto em que começa a poluição visual na cidade, e a depredação de patrimônio público em virtude dos stickers, passa a ser vandalismo. Pra mim, se quiser colar, cola na sua casa ou se quiser aparecer, cola na testa.

Cobaka disse...

Para mim é arte, cada sticker tem um significado.Muitos tentam mostrar as pessoas conhecimentos cotidianos q passam desapercebidos.
Cada um tem uma forma de arte, muitos comparam o sticker cm a pichaçao, contudo ele é plastico, q pode ser tirado por qualquer um sem gasto de dinheiro e sem estragar as placas, postes, paredes...